Documento sem título

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
 
Documento sem título
 
 

 
 
Pesquisa da EBD
Aliança Batista Mundial
Seminário Teológico Batista de Niterói
Ministério OIKOS
Junta de Missões Nacionais
Junta de Missões Mundiais
Convenção Batista Fluminense
Convenção Batista Brasileira
 
Contadores de Acesso:
Total de visitas: 188052
Visitas hoje: 145
Documento sem título
 
 
  Mensagem
 
 
INVENTÁRIO DA MINHA FÉ
 

INVENTÁRIO DA MINHA FÉ (Pr. Israel Belo de Azevedo)

Salmo 86

 Pregado na Igreja Batista Itacuruça, em 8.8.2005

1. Reconheço que "sou pobre e necessitado" (verso 1)
Mesmo que esteja sendo bem sucedido na maioria ou na totalidade de minhas relações (familiais, profissionais, emocionais, espirituais), eu preciso que Deus se incline para me ouvir. O diálogo com Ele é o único suficiente, porque sou feito à sua imagem e semelhança.
Reconheço que "sou pobre e necessitado"?

2. Eu procuro ser fiel.
Há eperança para nós quando nos submetemos inteiramente (confiadamente, gostosamente) à proteção de Deus.
O salmista declara: "Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti" (verso 2).

Ser fiel a Deus é ser constante, firme, leal, verdadeiro para com Deus.
Afirmar minha fidelidade implica em coragem, a partir de um sincero inventário de minha vida, como fez Neemias (Neemias 13.14 -- "Lembra-te de mim por isso, meu Deus, e não te esqueças do que fiz com tanta fidelidade pelo templo de meu Deus e pelo seu culto". )
Deus espera que eu seja fiel para com Ele. "Sê fiel" é o convite do Apocalipse.
Deus espera que eu lhe seja fiel na sinceridade (cultuo a Ele, por que O amo, não para receber algo em troca; devolvo-Lhe meu dízimo por que O amo, não para prosperar) e no serviço (eu sou um ministro dEle porque sei que as pessoas precisam de Jesus para serem salvas e felizes; eu sou um ministro de Jesus porque acredito que o mundo é cada vez melhor à medida que mais pessoas vão conessando que Jesus é Senhor de suas vidas).

Ser fiel a Deus é ser constante, firme, leal, verdadeiro para com os outros.
O conselho bíblico deixa evidente que não há fidelidade a Deus que não resulte em bondade e em justiça para com o próximo. Por isto, ensina um sábio do Antigo Testamento: "Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração" (Provérbios 3.3).
Ser fiel a Deus, portanto, implica em relações pessoais marcadas pela bondade e pela justiça, que são visíveis nas três areas mais críticas do comportamento humano: o exercício do poder, o uso do dinheiro e o desfrute da sexualidade. Nestas três áreas sou chamado a ser fiel, no mínimo e no muito (Mateus 25.21).
Tenho procurado ser fiel?

3. Eu oro para que Deus me ensine a ser fiel.
Do alto de sua fé e de sua sabedoria, o poeta pede ao Senhor: "Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome" (verso 11).
Aqui falhou Salomão. Deus lhe deu sabedoria, com poder, riqueza e amplitude emocional. Por causa de sua idolatria, a forma mais elevada de infidelidade, o filho de Davi se esqueceu que tudo o que era e tinha vinha de Deus, a partir de  sua oração primeira: sabedoria (1Reis 3), sabedoria no exercício do poder, sabedoria no uso do dinheiro, sabedoria no desfrute do sexo.
A partir de um determinado momento, com tudo lhe sobrando, passou a achar que sua sabedoria vinha da sua sabedoria, não da misericórdia de Deus. Seus dias terminaram de maneira trágica, recebendo o seguinte comentário do autor bíblico: o coração de Salomão "já não era totalmente dedicado ao
Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi. (...) Salomão fez o que o Senhor reprova; não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi.  (...) O Senhor irou-se contra Salomão por ter se desviado do Senhor, o Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes" (1Reis 11.4-9).
O poeta ora para que Deus lhe ensine o caminho para uma vida pautada pela Sua verdade. Eu só posso ser verdadeiro se o Espírito Santo me ajudar. Jesus, que é a verdade, disse que o Seu Espírito nos guiaria em toda a verdade (João 16.13)
O poeta ora para que Deus lhe dê um coração inteiramente fiel, para que viva de maneira fiel. Uma vida fiel só é possivel com uma oração como esta.
Tenho pedido a Deus para que me ensine a ser fiel ?

***
Como avalio a minha vida?
* Tenho sido fiel nos negócios? Tenho achado que posso ser cristão e, ao mesmo tempo, cultivar a desonestidade, nas pequenas e nas grandes transações, na hora de fazer uma prova na escola ou num concurso, na hora de ser parado pelo guarda por excesso de felicidade, na hora de pleitear um emprego? Preciso pedir um coração inteiramente fiel, sabendo que "o fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo" (Provérbios 28.20).
* Tenho sido fiel nos meus relacionamentos fraternais e sentimentais? Meu cônjuge pode "botar a mão no fogo" por mim? Se eu digo que estava no trabalho, ele pode saber que eu estava mesmo no trabalho? Ele pode ver os mesmos programas que eu vejo, navegar pelos mesmos endereços que eu trafego na internet? Meus pais podem ler o que e com quem converso pelo MSN? Meus pais, se quisessem, poderiam ir às festas que vou? Meus amigos podem confiar em mim, no que eu lhe digo, no que eu lhe faço? Meus filhos podem me ver como exemplo, ou não passo de um ator, representando um papel que me construa uma boa imagem diante dele?
* Tenho sido fiel na minha fé? Quando Samuel chegou ao final de sua vida, pediu aos seus contemporâneos o que me pediria: "Somente temam o Senhor e sirvam-nO fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês" (1Samuel 12.24). Deus pode contar comigo? Deus é o dono do meu coração ou tenho tentado ser fiel a dois senhores?

Oh Deus me ajude a reconhecer que "sou pobre e necessitado".
Oh Deus me dê coragem para ser fiel.
Oh Deus me ensine a ser fiel.

 
 
 
 
 
 
 
 
Documento sem título
 
       
Todos direitos reservados: Igreja Batista Central em Trindade 2009-2011   Desenvolvido por Clandevelop
R. Dr. Humberto Soeiro de Carvalho, 779, Trindade, São Gonçalo - RJ
Tel.: (21) 2701-8546